Você tem apenas alguns segundos para causar uma ótima primeira impressão quando alguém visita seu website. Os consumidores modernos esperam que todos os sites comerciais tenham um tempo de carregamento rápido, capacidade de rolagem, navegação simples no site, cópia cintilante, imagens atraentes, ótimas ofertas – a lista continua. Por onde você começa? Considere integrar esses cinco recursos essenciais em seu site e você estará bem no caminho para o sucesso online. 

1) Um tempo de carregamento rápido

Esse é o principal ponto. Se o seu site não carregar rapidamente, você perderá visitantes antes que eles entrem no seu site. Não está convencido de que é realmente muito desagradável? Confira estas estatísticas sobre a importância do tempo de carregamento do site:  

  • 3% dos seus clientes esperam menos de um segundo para carregar o seu site. 
  • Sites que levam 10 segundos para carregar têm uma taxa de abandono de 37,5% . 
  • 79% dos seus clientes não visitarão seu site novamente se ele carregar lentamente. 

Existem muitas estratégias que você pode usar para acelerar o tempo de carregamento do seu site, como:  

  • Minimizar utilização de plugins. 
  • Adicionar cache do navegador 
  • Otimizar seu conteúdo. 
  • Use minificação para seu CSS e JavaScript. 
  • Selecione a hospedagem certa para o seu site. 

Vale a pena conferir a velocidade do seu site e a dos seus concorrentes. Se o seu site estiver atrás do dele, é provável que seus clientes se afastem do site e, em vez disso, sigam para a concorrência. Como tal, o tempo de carregamento rápido não é apenas um luxo – é uma necessidade absoluta. 

2) Manere nos Pop-ups

Na mesma linha que acima, outro fator que diminui a velocidade do seu site são os pop-ups. Esse não é o único motivo para evitar sobrecarregar o seu site com pop-ups – eles também podem se tornar irritantes e dar aos visitantes do seu site uma má experiência de navegação.  

Pense nisso: quantos sites você visitou e recebeu um pop-up logo após o carregamento? Sei que já experimentei isso muitas vezes e também tenho a tendência de revisitar muito poucos desses sites quando esses pop-ups interrompem minha experiência de navegação. 

Isso não quer dizer que todos os pop-ups são terríveis. Se você usá-los como parte de uma estratégia de marketing de interrupção, eles podem ser uma ferramenta eficaz. Os sites de notícias costumam usar pop-ups dessa maneira como parte dos anúncios precedentes. Meu conselho? Use pop-ups com moderação e estratégia se quiser causar uma boa primeira impressão. 

3) Uma oferta que eles não podem recusar

Recorra aos visitantes em uma primeira visita, fazendo uma oferta que eles não podem recusar – dê algo para receber algo em troca. Nesse caso, ofereça aos seus visitantes um cupom ou conteúdo exclusivo em troca do e-mail deles. 

Um dos benefícios de fazer com que os visitantes do site se inscrevam em e-mails é aumentar as chances de fazê-los virarem clientes e aumentar o valor da vida útil total dessa visita. 

Existem ótimas ferramentas disponíveis para adicionar ofertas ao seu site. O OptinMonster , por exemplo, permite criar cupons pop-up com facilidade, e o Hello Bar permite adicionar ofertas de marketing com intenção de saída que aparecem aos clientes quando eles tentam sair do site. Lembre-se dos conselhos anteriores: sobrecarregue seus visitantes com muitos pop-ups e arrisque-se a perder completamente os clientes em potencial. 

A parte importante dessa estratégia é que você dê aos visitantes algo por (quase) nada e torne a oferta atraente. Ao causar uma boa primeira impressão com uma oferta e obter informações valiosas do consumidor, você pode segmentar seus visitantes posteriormente no funil de vendas e transformá-los em clientes recorrentes 

4) Arquitetura adequada do site para uma navegação suave

Assim como a velocidade do site, seus consumidores exigem que seu site atenda rapidamente às necessidades deles. A arquitetura do site determinará como é fácil para seus visitantes navegar no site. A navegação é um dos fundamentos do design da web e é obrigatório que você facilite ao máximo para que seus visitantes encontrem exatamente o que estão procurando. Não faça com que seus visitantes trabalhem demais para encontrar as informações de que precisam – faça a jornada em seu site o mais intuitiva e automática possível. 

Existem alguns princípios simples para uma boa arquitetura de site:  

  • Minimize o número de categorias no seu site. 
  • Seja consistente em sua navegação e design. 
  • Use URLs exclusivos para cada conteúdo que você publicar. 

Uma estrutura ruim leva a um SEO ruim, por isso é crucial que você acerte se deseja que seu site seja encontrado facilmente nos mecanismos de pesquisa. Muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo oferecem otimização automática da estrutura do site para explicar isso. O WordPress é inegavelmente o CMS mais popular do mercado, e sua estrutura de site pronta para uso é inigualável. Por exemplo, as lojas WooCommerce têm uma boa estrutura de site como padrão, como hierarquia de categorias lógicas, URLs de caracteres padrão e assim por diante. O WooCommerce é certamente uma opção forte a esse respeito, mas também vale a pena procurar alternativas .  

Não faça com que seus visitantes trabalhem demais para encontrar as informações de que precisam – faça a jornada em seu site o mais intuitiva e automática possível.

Conclusão: faça sua pesquisa para encontrar uma solução que se alinhe às suas necessidades pessoais. Não importa o sistema que você usa, verifique se a estrutura do site é sólida e lógica desde o início. É mais fácil acertar na primeira vez do que voltar e consertar o que já foi feito. 

5) Dê a seus visitantes a capacidade de rolar infinitamente

A rolagem infinita está rapidamente se tornando um grampo do design moderno da web. O recurso de rolagem infinita permite que seu conteúdo seja carregado continuamente enquanto seus visitantes rolam suas páginas, criando uma navegação vertical e contínua no site. É um dos pilares dos feeds das mídias sociais e também está se tornando um recurso que seus visitantes esperam ver no seu site. 

Se o seu site ainda não tiver rolagem infinita, adicioná-lo é um processo indolor. Se o seu site for construído no WordPress, instale o plugin Jetpack e ative o módulo de rolagem infinita . Se você criou seu site usando um CMS de código-fonte importante, você já pode ter rolagem infinita disponível – consulte as Perguntas frequentes do seu provedor para saber se você possui. 

Permitir que o fluxo de conteúdo não seja apenas uma maneira de fazer uma boa primeira visita ao site para seus clientes, é também uma maneira de mantê-los em seu site. Quanto mais tempo você puder mantê-los lá, maior a probabilidade de eles fazerem uma compra – ou pelo menos lembrar quem você é quando eles estiverem prontos para comprar. 

Fazer com que seu cliente tenha um excelente primeiro acesso ao seu site é crucial para seu sucesso comercial a longo prazo. Se o seu site não tiver esses cinco recursos essenciais, você corre o risco de perder visitantes antes de ter a chance de transformá-los em clientes.